quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aplicativos Android: avanço dos apps leva Senai-SC a qualificar desenvolvedores


O crescimento do mercado de aplicativos para o sistema operacional Android (usado em muitos smartphones e tablets) está despertando o interesse de diversos desenvolvedores.

Estudo divulgado em janeiro passado pela empresa de pesquisas Ovum aponta que, até o final do ano, o sistema operacional da Google será o mais popular entre os desenvolvedores de apps (aplicativos leves para dispositivos móveis), superando o iOS, da Apple.

Por isso, o Senai de Florianópolis está ensinando profissionais de Tecnologia da Informação a desenvolver para essa plataforma.

Os dados do quarto trimestre divulgados da NPD Group apontam que os celulares com Android já são responsáveis por 48% do mercado de smartphones, contra 42% do iOS. 

No mercado de tablets, a plataforma da Apple possui a liderança (54% contra 46% do Android), segundo a consultoria IDC. No entanto, a pesquisa também diz que tablets de menor custo estão impulsionando o mercado e, com isso, até 2016 a plataforma Android tende a se tornar a mais utilizada nesse meio.

A Google estima que, no mundo, mais de 850 mil dispositivos Android são ativados por dia. Com um maior número de desenvolvedores, Davi Campos, que ministrará o curso no Senai, acredita que o número de apps disponíveis na Google Play (antiga Android Market) vai superar o da App Store.

Atualmente, são 450 mil contra 500 mil na loja online da Apple. "Com mais gente usando o Android, será natural o foco dos desenvolvedores nessa plataforma. Além disso, o fato de ser mais fácil colocar um app na Google Play incentiva os profissionais que possuem boas ideias, mas estão iniciando nessa área", avalia Davi Campos, professor do Senai de Florianópolis que também atua na organização desenvolvendo apps para a automação industrial de empresas.

Realizado na unidade do Senai de Florianópolis, o curso de Desenvolvimento de Aplicativos para Android ainda conta com vagas para a turma que começará os estudos em 18 de junho. Com duração de 28 horas, o programa vai trabalhar a IDE Eclipse com Android SDK 2.2. Mais informações: 0800 481212 e pelo www.sc.senai.br.
Reportagem de Inovei Fazzioni/Sistema Fiesc

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações