quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nanotecnologia: governo vai ampliar a difusão do conhecimento na área


A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do MCTI, e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), ligados ao desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil, vão atuar em conjunto para ampliar a difusão do conhecimento coletivo entre os órgãos e iniciar um plano de divulgação das ações.

Segundo o secretário Adalberto Fazzio, a proposta principal é divulgar a nanociência e nanotecnologia para o público em geral, jovens estudantes e empresariado.

Fazzio destacou ainda a Portaria nº 245, publicada na última segunda (9/4), que instituiu o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNANO), no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), associado ao Plano Brasil Maior. “O SisNANO é uma portaria que tem uma governança sobre o sistema Nano, que define quais são os laboratórios estratégicos, aqueles que fazem parte das unidades de pesquisa do MCTI, e os laboratórios associados que queiram se engajar dentro do programa e da política da Encti, na área de nanotecnologia”.

O secretário observou que esses laboratórios terão que definir um tempo a ser aberto para a comunidade utilizar e participar nas áreas definidas como prioritárias.

Ele salientou que os laboratórios vinculados ao SisNANO terão prioridade. “Isso funcionará a parte das ações do MCTI. Mas certamente os laboratórios que estiverem vinculados e associados a estes programas terão prioridade com base em critérios, expertise, competência, mérito e região de atuação”. Em breve, será anunciado o Comitê Executivo de Nanotecnologia, com participação de nove ministérios.


Mas, o que é nanotecnologia? Veja no vídeo produzido pelos INCTs.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações