quarta-feira, 18 de abril de 2012

Barco-escola: Senai busca parceria com Semp Toshiba para laboratórios de TI

O presidente da Semp Toshiba, Afonso Antonio Hennel, conheceu de perto o que será o o barco-escola Samaúma II, ainda em construção no estaleiro Alumínio Aplicado, no Distrito Industrial II, em Manaus. A partir deste primeiro contato, o executivo deve fechar com o Senai do Amazonas convênio para a instalação dos laboratórios de tecnologia da informação (TI) da embarcação, que deve entrar em funcionamento no início do ano que vem.

Com 95% da obra concluída, o Samaúma II será
colocado na água até o final de maio deste ano, quando
começa a fase de acabamento (Foto Sistema Fieam)

O barco-escola vai reforçar o trabalho desenvolvido pelo Samaúma, a pioneira unidade móvel fluvial do Senai que, há 33 anos, percorre os rios amazônicos levando conhecimento técnico e tecnológico aos municípios mais distantes das capitais da região. O novo barco tem 42,5 metros de comprimento e terá suas instalações distribuídas em três conveses.

“A nossa expectativa em relação ao convênio com o Senai é a melhor possível”, disse Hennel, ao se deparar com o barco, que vem sendo construído a 50 metros da margem esquerda do rio Amazonas. Segundo ele, só estando diante da embarcação para se ter uma ideia do tamanho do projeto, de sua grandiosidade. “É uma obra magnífica.”

O diretor regional do Senai-AM, Aldemurpe Barros, ao lado de representantes das duas organizações (foto), destacou que o novo barco-escola será uma referência de sustentabilidade ecológica. Todos os efluentes gerados pela embarcação serão cuidados, já que será dotado de equipamentos para tratamento eletrolítico, descontaminação e filtragem para tornar estéreis e inertes os produtos resultantes desses processos.

Outra solução tecnológica em sustentabilidade ambiental apresentada ao presidente da Semp Toshiba é a energia renovável do barco-escola captada por 80 placas fotovoltaicas que devem gerar 14.400 watts para serem utilizadas no sistema de iluminação das salas, laboratórios, suítes e áreas de lazer da embarcação. Segundo Barros, existe a possibilidade de instalação de até 130 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, o que deve representar até 20% da energia consumida no Samaúma II.

De acordo com o diretor do Senai-AM, as parcerias serão fundamentais para o bom funcionamento do Samaúma II, especialmente com a Semp Toshiba, que é a maior fabricante nacional de eletroeletrônicos. A empresa deve responder pelos recursos de TI utilizados em parte dos 34 cursos gratuitos a serem oferecidos nas cidades ribeirinhas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações