quarta-feira, 25 de abril de 2012

De olho na competitividade: Senai-PR vai orientar empresas sobre pesquisa e inovação


O Sistema Fiep e suas organizações – Fiep, Sesi, Senai e IEL – estão desenvolvendo o projeto Bússola da Inovação. A proposta, por meio de várias ações, é orientar empresários e executivos do Paraná sobre as variáveis que compõem a inovação e a sua importância para a competitividade.

O projeto teve início com um amplo processo de investigação, ainda em 2009, com o interesse de analisar e impulsionar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) na indústria paranaense, parra tornar o estado mais competitivo no cenário nacional e internacional.

Clique aqui para saber mais ou ligue 41 3271-7558

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, a economia brasileira precisa se apoiar em P&D&I para que as empresas se desenvolvam de forma sustentável e cada vez mais competitiva frente ao mercado externo. “Ainda que alguns importantes mercados, como Europa e Estados Unidos, apresentem fragilidade econômica, o Brasil se mostra forte em diversos setores da economia. É um bom momento para que empresários e instituições como a Fiep se unam para gerar valor aos seus negócios e produtos.”

A pesquisa, a concepção e a aplicação da Bússola da Inovação contam com a cooperação das Universidades Federal (UFPR) e de Tecnológica Federal (UTFPR), ambas do estado, e o apoio financeiro do CNPq.

Segundo o diretor regional do Senai-PR, Marco Antonio Secco, o momento agora é de divulgar a iniciativa para atrair o maior número de empresários. “Foram consultados os principais estudos sobre inovação realizados no Brasil e no mundo, acompanhado pelo desenvolvimento da plataforma tecnológica, chamada de coleta-aprendizagem, para sensibilizar as indústrias participantes sobre o processo de inovação. Agora precisamos envolver as empresas”.
  
A Bússola da Inovação também vai construir retratos setoriais e regionais do processo de inovação, elaborar uma base de dados que permita outros estudos, diagnosticar temas e dimensões da inovação e informar oportunidades de produtos e serviços alinhados às necessidades da indústria.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações