quinta-feira, 12 de abril de 2012

Do O Globo: À procura de crianças superdotadas


ONG carioca caça talentos mirins em escolas públicas. Veja como identificá-los

No mundo do futebol, os olheiros são designados pelos grandes times para descobrir novos talentos do esporte. Algo parecido acontece com alunos da rede municipal de ensino do Rio. Eles contam com caça-talentos de crianças superdotadas. Os estudantes selecionados recebem preparação especial para os disputados vestibulinhos das escolas públicas reconhecidas nacionalmente pela excelência no ensino, como os colégios Pedro II, Militar e de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Crianças da rede municipal de ensino do Rio

assistem a uma aula no Instituto Lecca (Foto Divulgação) 
No Rio, o Instituto Lecca, uma das ONGs brasileiras especializadas em ajudar a expansão desses pequenos gênios, conseguiu 20 aprovações de 24 inscritos no processo admissional para o colégio Pedro II. O instituto testa, todos os anos, em torno de três mil crianças de 50 escolas da rede municipal de ensino para selecionar apenas as 24 com maior potencial.

Para a professora Maria Clara Sodré, doutora em educação especial pela Columbia University, de Nova York e diretora do Instituto Lecca, encontrar uma criança superdotada é tão importante quanto descobrir um poço de petróleo ou uma mina de diamante. — Nossos resultados são ótimos: 90% dos alunos que prestaram prova para o Colégio Pedro II foram aprovados. Os quatro primeiros lugares foram nossos — comemora a professora.

Clique aqui para ler na íntegra a reportagem de Rodrigo Gomes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações