quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pesquisa e inovação: Brasil negocia vinda do MIT ao país


O governo brasileiro e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), umas das mais respeitadas instituições de pesquisa e inovação dos Estados Unidos, estão em negociação para uma parceria entre a instituição americana e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) no Brasil.

Dilma Rousseff e Susan Hockfield, presidenta do Massachussets
Institute of Technology (MIT), em Boston
(Foto Roberto Stuckert/Presidência da República)
Nesta terça (10/4), a presidenta Dilma Rousseff visitou a sede do MIT, na cidade de Cambridge, próxima a Boston, e participou da assinatura de dois acordos de cooperação entre a Escola de Engenharia do MIT e o ITA, que tem sede em São José dos Campos, São Paulo.

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, que participa da comitiva brasileira em visita aos EUA, chegou a dizer que o MIT abriria uma escola no país. No entanto, a instituição americana afirmou que apenas negocia uma parceria com o ITA.

Após a negativa, Mercadante afirmou que o projeto de criação de um centro de pesquisas do MIT no Brasil partiu do pró-reitor do instituto, Rafael Reif. "Nós vamos estabelecer agora o processo de construção desse centro", disse o ministro.

Os termos do primeiro acordo de intenções ainda serão concluídos nos próximos meses, mas devem envolver o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores, pesquisas conjuntas e o desenvolvimento de novos programas educacionais. Já o segundo convênio envolve a concessão de 50 bolsas para doutores brasileiros estudarem no MIT.
Clique aqui para ler na integra a reportagem de Caio Quero/BBC Brasil



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações