sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tecnologia na Educação: Brasília ganhará biblioteca digital

Já imaginou a possibilidade de encontrar, em um único site, os mais diversos títulos de livros, teses, dissertações, fotos e filmes? Em breve os brasilienses terão direito a esse serviço, com a criação da primeira Biblioteca Digital do Distrito Federal. A implantação da plataforma está prevista no Decreto 33.634, divulgado nesta quinta (26/4/2012), no Diário Oficial do DF.

A biblioteca será coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que também fará a manutenção e inclusão de conteúdo. O projeto conta com suporte técnico e operacional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de acordo de cooperação técnica. A expectativa é de que a plataforma esteja disponível para uso público até o final de junho.

O subsecretário de Políticas de Modernização, Gustavo Brum, que responde interinamente pela Secretaria, afirma que a criação da plataforma está entre os projetos estratégicos e prioritários da pasta. “O objetivo é reunir, em uma grande plataforma, o conteúdo digitalizado do que já existe disponível, desde livros a teses e dissertações de mestrado e doutorado de interesse público”, destaca.

A plataforma da biblioteca está pronta e foi concebida a partir de um software livre utilizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A primeira etapa de implantação do projeto, iniciado em dezembro do ano passado, prevê a reunião de conteúdo relacionado à história de Brasília. Para isso, foi assinada uma portaria conjunta com o Arquivo Público do Distrito Federal.

“Estamos em processo de levantamento do acervo do Arquivo Público. Vamos incluir todo o acervo na Biblioteca, digitalizando cerca de 10 mil publicações da cidade, 6 mil fotos da época da construção e 2 mil filmes do Festival de Cinema de Brasília, entre outros materiais. O projeto será contínuo, pois conteúdo é algo que nunca se esgota”, ressalta Gustavo Brum.

Em um segundo momento será realizada a inserção do conteúdo disponível nas bibliotecas regionais do DF e na Biblioteca Nacional de Brasília, que já está empenhada na conclusão de um estudo do acervo que possui domínio público, para que o direito autoral seja respeitado.

A Biblioteca Digital do DF terá como característica a interatividade. Haverá um espaço para que autores locais divulguem seus trabalhos. “Os autores poderão postar livros, teses, obras. Tudo que seja educativo, a fim de que a população conheça”, explica o secretário interino.

Futuramente, na segunda fase de implantação tecnológica, a plataforma poderá ser convertida para uso em tablets e smartphones. Para Gustavo Brum, a democratização do conhecimento é o maior benefício da iniciativa. “A população terá informação de todos os tipos de uma forma acessível e didática”, conclui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações