terça-feira, 8 de maio de 2012

Curso de mecatrônica: Senai-RO capta expertise da Alemanha para novo centro tecnológico

Uma comitiva da Alemanha está em Porto Velho, para assinar convênio com o Sistema Fiero convênio de troca de tecnologia na área de mecatrônica. Estão na capital de Rondônia representantes da Universidade de Ulm, Volkmar Shuler; da Câmara de Comércio Exterior, Norbert Maier; do governo alemão, Deniz Sertcan; e da Sequa (entidade de qualificação profissional), Ulrich Stein e Ralf Speit.

Eles estão mantendo encontros com o diretor regional do Senai-RO, Vivaldo Matos, e o presidente do Sistema Fiero, Denis Baú. Em 2010, Baú assinou parceria com a Universidade de Ulm e com a Câmara de Comércio Exterior, por meio da GTZ, hoje denominada GIZ, entidade do governo alemão que trata de transferências tecnológicas. Na pauta a criação de projeto específico para a área metalmecânica.

O setor metalmecânico engloba, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas: metalurgia básica; produtos de metal, máquinas e equipamentos; máquinas para escritório e equipamentos
de informática; máquinas, aparelhos e materiais elétricos; material eletrônico, aparelhos e equipamentos
de comunicações; equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros; veículos automotores
e outros equipamentos de transporte (Foto Senai-SP)


Em novembro de 2011, o Senai participou de seleção de projetos de mecânica e mecatrônica, realizada pelo governo alemão entre 120 projetos, ficando em primeiro lugar. O projeto final será aprovado pelo governo alemão. Durante dois anos, a Universidade Ulm entra com profissionais para qualificar os técnicos que farão parte do Centro Tecnológico do Senai. Na Alemanha, a partir de julho próximo, a equipe brasileira participará em programas de robótica, automação, soldagem e outros. Depois desta capacitação serão criados os cursos.

Em 2011, o Senai-RO qualificou para o mercado de trabalho 20 mil pessoas, nos mais diversos segmentos da indústria. Hoje, o estado apresenta setores industriais em pleno crescimento, como os de confecção, construção civil, alimentos e metalmecânica.

Cresce também a demanda por pessoal qualificado em robótica e automação industrial para e a indústria local. Com o suporte dos alemães, o Centro de Metalmecânica do Senai-RO se prepara para oferecer programas e cursos de tecnologia de ponta, além de serviços técnicos e tecnológicos.

Hoje os cursos do CT já contam com uma lista de espera de 500 pessoas, sendo aproximadamente 50% de mulheres. As usinas hidrelétricas que estão sendo construídas na região geram esta demanda. “Em 2011, as usinas absorveram 60% dos profissionais especializados pelo Senai. O restante foi aproveitado por outras empresas só em Porto Velho. Temos demanda e temos condições de atender de forma positiva a toda ela”, assegura o diretor do CT de Metalmecânica, David Maciel.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações