terça-feira, 29 de maio de 2012

Inovação e empreendedorismo: “Um não existe sem o outro”, diz Silvio Meira

Meira é professor titular de engenharia
de software da Universidade Federal
de Pernambuco (Foto Gerson Bampi)
Inovação e empreendedorismo devem andar juntos. “Um não existe sem o outro”, assegurou Silvio Meira, consultor em ciência da computação, no Workshop de Inovação e Empreendedorismo que o Senai do Paraná promoveu na semana passada (23/5/2012), em Curitiba.

O encontro abriu a série Diálogos, iniciativa do Senai que vai sistematizar e tornar frequente a comunicação com a indústria sobre temas do momento ou demandados.

Para Meira, o habitat de inovação, que são “ninhos de empreendedores”, tem que levar em conta o mercado, e trazer o mercado para o ambiente de inovação. “No Brasil, temos um ambiente complicado para os negócios”. Por conta disso, “temos que investir na inovação e diferenciação dos produtos para garantir a competitividade de nossas indústrias perante o mercado externo”.

O especialista citou a pesquisa Doing Business 2012, que faz um ranking dos melhores países para se fazer negócios. “Dos 183 países avaliados, o Brasil aparece na 126ª posição. No topo da lista estão Cingapura, Hong Kong, Nova Zelândia e Estados Unidos”.

Países versus países
Outro palestrante do workshop, Ozires Silva, engenheiro e um dos criadores da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), destacou que vivemos em um mundo global e temos que aproveitar todas as oportunidades que surgirem. “Hoje não são empresas competindo com empresas, mas sim países competindo com países. Temos que criar em nosso país um ambiente favorável para nos tornarmos competitivos no mercado externo.”

Na avaliação de Ozires, a inovação é o processo criativo levado à produção. “É um grande desafio das empresas, pois o mercado está em busca de novidades, não importando onde elas foram fabricadas. É preciso inovar, investir em linhas de tecnologias novas e em empreendedorismo e estimular a Educação”, observou, explicando ainda que “é preciso pensar grande e não achar que as grandes tecnologias precisam vir de fora”.

A série Diálogos são encontros de uma hora, em que consultores do Senai-PR, empresários e profissionais das indústrias vão abordar temas relevantes para a competitividade. Além dos encontros realizados pelas unidades do Senai, o calendário de Diálogo prevê dois grandes eventos por ano para tratar de temas abrangentes, de interesse geral da indústria. Prevê também eventos por videoconferência, com alcance para todas as regiões.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações