quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rio+20: Sesi cria jogo virtual para aproximar jovens dos debates

Mais de 380 escolas da rede pública e particular de ensino do Estado do Rio de Janeiro aderiram ao projeto Heróis do Futuro, criado pelo Sesi-RJ para sensibilizar estudantes sobre temas que serão debatidos na Rio+20, em junho. Pelos menos 190 mil alunos já estão envolvidos na iniciativa, que está aberta ao público do mundo todo.

Clique aqui para conhecer o projeto

Dezenas de monitores capacitados visitam diariamente as instituições cadastradas para apresentar o projeto, que envolve debates, filme educacional em 3D, e jogo virtual sobre temas como desenvolvimento sustentável e economia verde, principais questões que serão tratadas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

O filme, o primeiro com a tecnologia 3D na área de Educação no Brasil, conta com os personagens Duda, Sofia, Dedé e Bia. Essa turma de amigos se une para mudar a rotina de uma vila de moradores do Rio, incentivando a vizinhança a tomar atitudes sustentáveis, como economizar água e reciclar o lixo.

Também com versão em inglês, o jogo virtual conta com duas categorias: Livre, aberta a pessoas de qualquer país do mundo, de dez anos ou mais de idade; e Escolar, voltada a alunos jovens e adultos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes municipal, federal e particular do Rio, além de estudantes do Sesi e do Senai.

Em formato de concurso cultural, o game é dividido em duas etapas e deve ser jogado por equipes de dois a cinco participantes, incluindo um líder. A primeira etapa tem quatro fases: Resíduos, Saneamento, Transporte e Poluição. Cada fase tem um jogo, um Quiz e um desafio.

Os grupos que tiverem atingido 10.600 pontos estarão automaticamente classificados para a segunda etapa, que começa no próximo 28 de maio. Nesse estágio, a pontuação zera e cada equipe terá que construir e defender uma cidade sustentável. Ganha o concurso quem fizer mais pontos.

Tanto na categoria Escolar como na Livre, o segundo lugar geral ganha um iPad2, enquanto o primeiro colocado vai para Fernando de Noronha com acompanhante, além do tablet da Apple. A equipe melhor colocada entre as escolas públicas leva um Playstation 3, mesmo prêmio para o melhor entre as escolas particulares, inclusive do sesi e do Senai. A premiação é para cada um dos membros da equipe, o professor tutor e o diretor da escola premiada. As escolas das equipes vencedoras vão ganhar ainda um kit de lousa digital com notebook e projetor.

Além do site do projeto www.firjan.org.br/heroisdofuturo, o Heróis do Futuro também está presente no Facebook, Twitter e em um blog, com dicas da competição. “A ideia é atrair os jovens sobre temas que serão debatidos na Rio+20 por meio de ferramentas que chamem sua atenção, como a tecnologia 3D, o game virtual e as redes sociais”, explica o gerente de Meio Ambiente do Sistema Firjan, Luis Augusto Azevedo.

Rio+20: líderes mundiais debatem desenvolvimento econômico com sustentabilidade



A Organização das Nações Unidas (ONU) vai promover de 13 a 22 de junho, no Riocentro, a Rio+20. O nome tem a intenção de renovar o envolvimento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável e comemora o retorno de uma Conferência da ONU ao Rio, depois de 20 anos da Rio 92. Desta vez, mais do que focada nas questões ambientais, a conferência vai tratar do desenvolvimento econômico com sustentabilidade e do fim da pobreza.

A Rio+20 deverá reunir centenas de chefes de estado de dezenas de países. A reunião da ONU não será aberta ao público, mas isso não quer dizer que a população não participará da Conferência. Ao contrário, a ONU incentiva a realização de vários eventos paralelos, como o Heróis do Futuro.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações