sexta-feira, 25 de maio de 2012

Senai no Pronatec: mais de 500 jovens fazem cursos gratuitos em Manaus

Até o final do ano, o Senai do Amazonas vai abrir 8 mil vagas em cursos de qualificação e técnico, por meio do Pronatec. As aulas serão ministradas nas quatro unidades do Senai em Manaus e nas agências de treinamento dos municípios de Coari, Parintins, Itacoatiara e Iranduba, explica a gerente geral de Educação, Tecnologia e Inovação da organização, Silvia Barros. 

São 40 cursos gratuitos para atender à demanda de alunos das escolas públicas estaduais, de beneficiários da Bolsa Família e de jovens que participam do Soldado Cidadão. Este programa prepara para a vida profissional aqueles que vão dar baixa do serviço militar.

O Senai oferece cursos gratuitos via Pronatec em todo o país (Fotos Senai/AL)
“Estamos com 552 alunos, sendo 352 encaminhados pela Secretaria de Estado de Educação, 101 pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e 99 pelas Forças Armadas, além de outros candidatos que já realizaram a pré-matrícula e estamos esperando vir ao Senai para confirmar a opção do curso”, informa Silvia.

O acesso aos cursos de qualificação é contínuo, dependendo da modalidade oferecida ao longo do ano. Quanto às vagas nos cursos técnicos, a organização deve abrir edital para processo seletivo no segundo semestre de 2012.

Estudantes da rede pública estadual, cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio, devem procurar a secretaria de sua escola para realizar a pré-matrícula e os beneficiários dos programas federais devem procurar o órgão e setor responsável que estão gerindo o Programa.

O instrutor de refrigeração, Riley França, ministra aula para 23 alunos do Pronatec, preparando novos mecânicos de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração. A mecânica de refrigeração é uma das áreas profissionais que mais cresce no Amazonas. “Nossa região é muito quente, daí a procura por ar condicionado de janela e split para diminuir o impacto abafado do clima”, diz França.

Segundo o diretor regional do Senai-AM, Aldemurpe Barros, o pessoal formado pelo Seani amplia as oportunidades de emprego e é reconhecido pelo mercado como bom profissional, além de ganhar salários acima da média, já que são habilitados em funções específicas que o mercado necessita. “81% dos egressos do Senai têm emprego garantido na área de formação e os outros 19%, estão empreendendo ou trabalhando em outras áreas”, afirmou Barros.

Para o soldado fuzileiro do Batalhão de Operações Ribeirinhas, Bruno Leitão, de 24 anos, a oportunidade de participar do curso de Padeiro Industrial oferecido na pelo Senai de Ações Móveis e Comunitárias lhe dá mais experiência na área de alimentos, pois há dois anos trabalha na cozinha do Batalhão. “O aluno tem a chance de colocar em prática o aprendizado na hora ao preparar os pães com todas as técnicas e cálculos ensinados”, disse Bruno, que também é aluno do primeiro ano de Gastronomia.

Entre os cursos gratuitos do Senai-AM estão: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Operações em Logística, Operador de Computador, Desenhista Mecânico, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, Operador de Linha de Montagem de Equipamentos Eletrônicos, Mecânico de Usinagem, Modelista, Agente de Inspeção da Qualidade.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações