segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pronatec na Copa do Mundo: Brasil vai qualificar 40 mil profissionais na área de turismo, diz Dilma

Até a Copa do Mundo de 2014, o Pronatec vai oferecer dezenas de cursos em 30 segmentos do turismo, como agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos. A presidenta Dilma Rousseff também anunciou nesta segunda (25/6/2012) que o governo federal deverá abrir outras 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras.

Clique aqui para saber mais
Os cursos serão gratuitos em 116 cidades, entre elas, as 12 que sediarão jogos da Copa do Mundo, os municípios em torno dessas cidades e outras localidades que são destinos turísticos reconhecidos internacionalmente. “Quem tiver interesse em um desses cursos deve fazer sua inscrição na página do Ministério do Turismo na internet, desta sexta (29/6/2012) até 16 de julho”, orientou Dilma no seu programa de rádio Café com a Presidenta.

Segundo Dilma Rousseff, o setor de turismo no Brasil cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial; e hoje o setor emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores em todo o país. A presidenta atribui esse crescimento não só ao aumento de estrangeiros visitando o Brasil, mas também ao turismo interno. “Em 2011, desembarcaram no Brasil 5,43 milhões de estrangeiros. Já os desembarques domésticos, de avião, aqui dentro do país somaram 79 milhões no ano”, contabilizou Dilma. “Isso é o resultado do grande número de visitantes estrangeiros no Brasil, mas principalmente é graças ao grande número de brasileiros que estão viajando, alguns pela primeira vez, e descobrindo as belezas do nosso país.”

De acordo com Dilma, além da capacitação de pessoal, há investimentos em infraestrutura (rodovias, portos e aeroportos) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O governo está fazendo obras para que a gente possa receber melhor o turista em todo o nosso país. E que também beneficiam a população no dia a dia, porque a cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem vive nela.”

Inglês já começou no Rio de Janeiro
Neste mês, o Ministério do Turismo (MTur) e o Senac iniciaram as aulas da primeira turma do Pronatec na Copa. Participam do curso de 180 horas 20 alunos da rede de hotéis Othon na unidade de Copacabana, onde serão realizadas as aulas duas vezes por semana. O MTur traça estratégia para atrair novos empreendimentos turísticos para o programa de qualificação.

A gratuidade e os horários do curso estimularam Tiago Vieira, 25 anos, a fazer a sua inscrição. Ele trabalha na copa de uma das unidades da rede Othon no Rio de Janeiro e tem contato direto com o hóspede que toma café da manhã. “Às vezes eles querem informações sobre as frutas, as comidas que estou servindo. Saber inglês será um passo importante para melhorar minha comunicação com o cliente”, afirma o aluno, que se dedica ao estudo do idioma com a expectativa de mudar de função ou conquistar uma promoção profissional.

O professor de inglês do Senac, Augusto Fernandes Cardoso Neto, afirma que “profissionais que não falam inglês estão perdendo dinheiro”. Aprender a se comunicar em uma língua estrangeira é pré-requisito para trabalhadores da hotelaria, bares, restaurantes e taxistas, segundo Neto. “Quem faz a linha de frente do turismo brasileiro é quem estimula a roda da economia: se o turista é bem recebido, se o receptivo sabe se comunicar, ele sente simpatia pelo povo, pela cidade, se sente em casa, gasta mais, tem mais interesse em visitar e conhecer um país diferente. Essa é a imagem que o estrangeiro leva do país”, avalia o professor.

Para o gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges Paula, o programa melhora as perspectivas profissionais dos trabalhadores já posicionados no mercado. “O objetivo da metodologia e do projeto pedagógico é que vocês saiam dominando o idioma na área em que atuam. Que vocês tenham condições de atender o turista melhor ainda do que atendem hoje”, esclareceu, incentivando os alunos.

Tiago é um dos cem alunos inscritos no programa Pronatec Copa ‘in company’, do qual participam colaboradores de seis unidades na rede Othon do Rio de Janeiro. Ao todo, cinco turmas vão estudar cerca de 11 meses. Na primeira fase do programa realizado em parceria pelos Ministérios do Turismo e da Educação, 40 mil vagas serão colocadas à disposição de profissionais de turismo das seis cidades-sede da Copa das Confederações. Além das aulas de idiomas, os cursos oferecerão qualificação para 29 atividades/funções do setor.

Agora, o MTur e o Senac finalizam a formação de turmas em todo o país. Os alunos pré-inscritos serão convocados por telefone para que confirmem a matricula presencialmente, a partir de 29 de junho. Empresas que tenham interesse em formar turmas in company devem entrar em contato com as unidades estaduais do Senac


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações