quinta-feira, 5 de julho de 2012

Do O Globo: Designers inauguram casa em Laranjeiras com foco nas questões sociais*


Para o trio Gabriel Leitão, Rafael Meggetto e Fernando Carvalho, o design é muito mais que um objeto, um desenho ou uma marca. É instrumento de transformação social. Ao lado dos vizinhos e parceiros de trabalho do Prime, os sócios do Levante comandam a recém-inaugurada Casa Dez iNove — com tanta inovação, seria mesmo difícil chamar de escritório —, em Laranjeiras. Mas o trabalho vai muito além dos limites da construção de dois andares.

Meggetto, Leitão e Carvalho são sócios
do Levante Design (Foto Pedro Teixeira/O Globo)
 — Essa imagem do designer enfurnado em uma sala, desenhando sem parar, não existe mais. Ele precisa absorver e devolver coisas para o mundo. O design precisa se contaminar com o que está em volta — acredita Leitão.

Se o objetivo é provocar mudanças, o grupo acredita que é preciso participar do processo de criação desde o início, e não apenas executar uma ideia já formulada. Para isso, eles atacam em várias frentes: fotografia, vídeo, pintura, grafite, ilustração e, claro, design.

— Nossa preocupação é envolver os usuários finais, sejam eles clientes ou moradores de uma comunidade — acrescenta Leitão.

A parceria do grupo começou na PUC, quando se conheceram num estágio dentro da universidade, coordenado pelo professor Luiz César Tardin, já falecido. Os interesses comuns e a afinidade tornaram a sociedade após a formatura um caminho natural.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela turma está o “Cama puerto”, mobiliário multifuncional destinado a pessoas em lares de transição, como refugiados de guerra, por exemplo. O projeto recebeu menção honrosa em um prêmio espanhol e ficou exposto no Museu de Artes Decorativas, em Madri. Outro destaque é o “AdapTap”, sistema de orientação para nadadores com deficiência visual, também premiado.

— Um bom projeto de design tem reverberação social — afirma Carvalho, professor da PUC.

Inquietos e ligados nas transformações, claro que a sustentabilidade não poderia ficar fora da lista de preocupações. O cartão de visitas foi impresso a laser, moldando o papel com as informações, sem levar tinta. Um exemplo de que o meio precisa estar conectado com a mensagem.

— O trabalho não é focado na mídia, mas no projeto. O tipo de mídia é consequência — explica Meggetto.

*Reportagem de Marco Grillo/O Globo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações