terça-feira, 10 de julho de 2012

Novo perfil profissional: professor de hoje é um mediador do conhecimento


Profissionais alinhados aos novos tempos. Assim como nas demais áreas, os docentes também precisam se adaptar às novas demandas, compreendendo e adequando-se às mudanças tecnológicas e de comportamento de seus alunos. Esta é a mensagem que o diretor regional do Senai de Santa Catarina, professor Sérgio Roberto Arruda, vai transmitir a cerca de 200 profissionais da organização na região do Vale do Itajaí, em palestra nesta terça-feira, às 16h, na unidade de Blumenau. "O professor de hoje é um mediador do conhecimento", enfatiza.

Arruda salienta que o discurso sobre a mudança do papel do professor já está disseminado na sociedade, mas falta ser colocado em prática. Há muito tempo, se fala que o professor não é mais o transmissor do conhecimento, no entanto é preciso formar um profissional que leve esse novo conceito à sala de aula e, no caso do Senai, aos laboratórios didáticos. "Esse é o papel da Academia Senai, que vamos implantar no estado, para a formação dos docentes da instituição", explica.

"Entendemos que a metodologia da Educação por competência seja o caminho para levar o professor a ser o mediador do conhecimento", afirma Arruda. O modelo pedagógico estimula os estudantes a desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes desejadas em sua profissão. É a união da teoria, com a capacidade de fazer e de atitudes, como o respeito às pessoas, o respeito ao meio ambiente, a capacidade de trabalhar em equipe e a iniciativa de solucionar problemas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações