quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Barco-escola: Samaúma II entra na água para fase final de construção

Depois de 16 meses em construção no Estaleiro Alumínio Aplicado, em Manaus, o barco-escola Samaúma II, do Senai do Amazonas, finalmente foi lançado às águas do rio Amazonas. O barco, pesando 250 toneladas, deve passar nos próximos quatro meses pela fase de acabamento e entrar em operação em 2013.
Samaúma II: projetado para ser modelo de “barco verde” (Foto Senai-AM)

Segundo o presidente do Sistema Fieam, Antonio Silva, a grande diferença em relação ao pioneiro Samaúma, em atividade desde 1979, é que o novo barco será uma referência em sustentabilidade ecológica. “O Samaúma II reforçará a ação iniciada pela primeira unidade fluvial do Senai. Além da Educação profissional, temos o compromisso de disseminar a consciência de preservação e responsabilidade ambiental à população que vive à margem dos rios de nossa Região”.

Dede seu lançamento, o Samaúma já visitou 57 municípios ribeirinhos do Amazonas, Pará, Roraima e Acre. Com a oferta de 16 cursos de qualificação nas áreas de informática, eletricidade, mecânica, construção civil, marcenaria, alimentos, confecção do vestuário, empreendedorismo e outros. Foram mais de 44 mil profissionais preparados para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo.

A meta agora é certificar, nos próximos cinco anos, 14 mil alunos de idades distantes dos centros econômicos das capitais do Norte do país. Essa política de incrementar a Educação profissional está em plena sintonia com as diretrizes do Senai Nacional que prevê a ampliação da capacitação profissional contabilizando 4 milhões de matrículas até 2014.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações