sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Economia criativa: especialistas internacionais estarão em Porto Alegre para debater inovação contemporâmea


As grandes inovações contemporâneas não surgiram da necessidade dos consumidores, mas da capacidade de sermos criativos com recursos que estão disponíveis. É o que defende Steven Johnson, professor da New York University, crítico cultural com coluna no New York Times e no The Wall Street Journal, e autor do livro De onde vem as boas ideias? Johnson, com sua experiência em neurobiologia, explica de modo simples, como a criatividade pode melhorar radicalmente o desempenho pessoal e organizacional, e como as novas formas de conexão influenciam os negócios e a economia.

Ele é uma das grandes atrações do 5º Congresso Internacional de Inovação, promovido pelo Sistema Fiergs, cujo tema é Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riquezas. O evento, que ocorrerá em 30 e 31 de outubro, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, tem como pauta assuntos como consumo colaborativo, Educação e tecnologia na construção do futuro, economia verde e indústria do entretenimento, com especialistas de todo o mundo.

A diretora do Collaborative Lab, Lauren Anderson, também estará no congresso falando sobre como o consumo colaborativo está influenciando a indústria e Gerd Leonhard, considerado um pensador líder e um dos principais futuristas de mídia do mundo, terá como foco a indústria do entretenimento. Lauren acredita que o consumo colaborativo fará mudanças tão significativas quanto a revolução industrial e Leonhard pensa que as plataformas tecnológicas serão cada vez mais complementares. Com o tema Educação e tecnologia na construção do futuro, a Khan Academy − uma escola totalmente virtual será apresentada pelo responsável por implementar e difundir seus métodos, Sundar Kabbarayan. O fundador da Physon Eletronics, empresa que produziu a primeira unidade flash USB com a tecnologia system on chip do mundo, K. S. Pua, também vai contar sua história. A empresa, da Malásia, valia mais de US$ 1 bilhão antes de completar 10 anos.

O congresso ainda receberá o americano Marc Weiss, que destacará a economia verde e as estratégias para o desenvolvimento econômico sustentável, e a diretora da Digital Media Zone (DMZ), Valerie Fox, que contará sua experiência de criar soluções digitais inovadoras para a indústria estarão no congresso. Do Brasil, Ana Carla Reis, sócia-diretora da Garimpo de Soluções, o presidente da Porto Digital, Francisco Saboya, o educador Rubem Alves e o empresário Ricardo Felizzola darão seus depoimentos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações