quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Inovação e tecnologia: indústrias sugerem plataformas para Instituto de Inovação em Laser


Representantes de mais de uma dezena de indústrias catarinenses e de outros estados apresentaram, nesta segunda (27/8/2012), as demandas atuais e futuras que têm em relação às tecnologias a laser. O encontro foi mais um passo na construção do projeto do Instituto Senai de Inovação (ISI) que os Sistemas Fiesc e  Indústria vão instalar na Grande Florianópolis. A proposta é, a partir de sua inauguração, em 2014, transformará Santa Catarina no polo brasileiro de tecnologia para o setor.

"Hoje, 95% da tecnologia a laser utilizada no Brasil é importada, o que significa que temos um grande espaço de crescimento", afirma Carlos Alberto Schuch Bork, especialista em desenvolvimento industrial do Senai Nacional. Ele explica que alguns setores, como os de equipamentos para a exploração do pré-sal, indústria hospitalar, indústria de defesa, automotiva e aeronáutica, têm elevado potencial de atendimento, embora saliente que todos os segmentos econômicos apresentem demandas relacionadas às novas tecnologias.

Potenciais usuárias dos serviços do ISI, as empresas apresentaram no encontro mais de uma centena de aplicações, que agora passam a ser analisadas pela perspectiva de suas potencialidades e viabilidade e podem compor as plataformas tecnológicas do ISI. O próximo passo do projeto ocorre nesta quinta e sexta (30 e 31/8/2012) com a presença de profissionais do Instituto Fraunhofer, da Alemanha. Na pauta a elaboração do plano de negócios do instituto.

O Senai vai instalar 23 institutos de inovação em todo o país nos próximos anos, atendendo também as áreas de produção, materiais e componentes, engenharia de superfícies e fotônica, microeletrônica, tecnologia da comunicação e da informação, tecnologias construtivas, energia e defesa. Florianópolis receberá ainda o ISI de Segurança Integrada. A instalação dos ISIs também conta com o apoio do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, na sigla inglesa), dos Estados Unidos.

Além dos ISIs, o Senai vai lançar mais 60 institutos de tecnologia - oito dos quais em Santa Catarina. "Os ISIs são voltados a áreas transversais da economia, têm foco em pesquisa aplicada e são referência em âmbito nacional. Já os ISTs são orientados para setores industriais específicos, são referência estadual ou regional e atuarão com consultorias e serviços laboratoriais e na replicação das tecnologias desenvolvidas nos institutos de inovação", explica Carlos Alberto Bork.

Robert Banfield, da Mahle, indústria de filtros e componentes para motores automotivos, observa que existe uma grande expectativa no setor para a "redução de consumo de combustível e emissão de poluentes”. Segundo ele, “O desafio do setor é obter melhor desempenho dos componentes do motor – redução de atrito e durabilidade".

Atuando há mais de 30 anos no desenvolvimento de tecnologias a laser, o professor Rudimar Riva, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Aeronáutica observa que a atividade ficou estagnada a partir dos anos de 1980 e 1990. "Houve um descompasso entre o desenvolvimento que era feito na academia e as necessidades industriais", afirma. Ele se diz otimista com a iniciativa do ISI, pois "o Senai tem essa grande tradição e a facilidade de interação com a indústria".
Por Ivonei Fazzioni/Sistema Fiesc


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações