quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Cursos do Pronatec: Senai tem 200 vagas em duas unidades do Distrito Federal

Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal têm até amanhã (27/9/2012) para se inscreverem em cursos gratuitos de Educação profissional do Senai, que serão ministrados em parceria com o Pronatec. Os cursos são de nível técnico, com duração média de 1,2 mil horas. A seleção dos interessados é feita pela Secretaria de Estado de Educação do DF, e as inscrições devem ser realizadas via www.ieducar.se.df.gov.br/pronatec

Os cursos vão formar nas áreas de eletrotécnica, eletromecânica, redes, multimídia e segurança do trabalho (foto), nas unidades do Gama e de Taguatinga.

Para se candidatar, o interessado deve estar matriculado em uma das séries/modalidades: 2ª ou 3ª séries do ensino médio; 2ª ou 3ª etapas do 3º Segmento da Educação de Jovens e Adultos; Bloco 2 das turmas de Correção da Distorção da Idade/Série do Ensino Médio.

Serão aceitas inscrições online, realizadas até às 23h59 do dia 27 de setembro. Além disso, o candidato só pode se inscrever uma única vez, com opção para dois cursos. Haverá um sorteio eletrônico para selecionar os candidatos, após isso, uma lista será divulgada no sitewww.se.df.gov.br.

Os cursos técnicos que serão desenvolvidos pelo Senai-DF capacitam profissionais para trabalhar na indústria, em áreas demandas pelas empresas da Capital Federal. Desta forma, o aluno sai da capacitação com grande possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

São duas oportunidades na área de TI, por exemplo. Para se ter uma ideia, o DF comporta, atualmente, cerca de 700 empresas deste setor, e emprega mais de 30 mil profissionais. O curso Técnico em Redes habilita pessoas para atuar em atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de recursos para redes locais e remotas. Além disso, o aluno é capacitado a promover o gerenciamento de segurança de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware e software, aspectos organizacionais e humanos, visando aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.

O técnico formado em multimídia estará apto a desenvolver projetos de programação visual para sites (planejamento, criação, diagramação e gestão da produção), considerando o rigor estético e as informações técnicas e tecnológicas de produção de site para web.

Há também uma opção não tanto conhecida, mas de extrema importância para o mundo atual e com grande carência de profissionais qualificados nas empresas em geral. Trata-se do técnico em segurança do trabalho. Neste curso, o profissional aprende a planejar, elaborar e aplicar normas e instruções de segurança do trabalho, assim como realizar auditorias, implementar ações educativas, preventivas e corretivas que eliminem ou minimizem os riscos de acidente em locais de trabalho.

Outra opção é o curso Técnico em Eletrotécnica. Neste caso, os estudantes saem habilitados para planejar, desenvolver e implantar projetos e sistemas elétricos de baixa tensão e de automação industrial, atuando com equipes multiprofissionais em processos de produção, comercialização, transmissão, instalação e manutenção de bens e serviços do setor elétrico industrial.

Ainda há a oportunidade do estudante da rede pública se capacitar no curso Técnico em Eletromecânica. A qualificação é voltada para os interessados em planejar e executar projetos de manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos eletromecânicos do setor industrial, aplicando normas ambientais e de segurança no trabalho.

Clique aqui para saber mais sobre o Senai-DF.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações