terça-feira, 30 de outubro de 2012

Economia criativa: inovações sociais e tecnológicas são destaques em congresso internacional de Porto Alegre


Um torno didático, uma selecionadora de remédios automática, um gaveteiro automatizado, um quadro branco que apaga sozinho e um canhão de água com controle remoto são as inovações que o Senai do Rio Grande do Sul está apresentando no 5º Congresso Internacional de Inovação, hoje e amanhã (30 e 31/10/2012), no Teatro do Sesi, em Porto Alegre.

A Mostra Indústria de Ideias vai apresentar projetos produzidos por técnicos, docentes, alunos e empresas parceiras do Senai-RS. O Sesi também leva suas inovações, como o Centro Cultural, a Mostra de Ações Inclusivas, o Cozinha Brasil, apresentações artísticas e o Estilo Saudável Sesi.

Com o tema Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riquezas, o evento, promovido pelo Sistema Fiergs, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Sesi-RS e Senai-RS, aborda assuntos como consumo colaborativo, Educação e tecnologia na construção do futuro, economia verde e indústria do entretenimento.

Steven Johnson, professor da New York University, crítico cultural com coluna no New York Times e no The Wall Street Journal, jornais dos EUA, e autor do livro De onde vêm as boas ideias? é uma das atrações. Johnson defende o acesso irrestrito dos jovens aos videogames e sites de relacionamento. Conforme ele, este tipo de mídia possui virtudes intelectuais e cognitivas diferentes, mas não inferiores à leitura.

A diretora do Collaborative Lab, Lauren Anderson, também estará no congresso falando sobre "Como o Consumo Colaborativo está influenciando a Indústria?" e Gerd Leonard, considerado um pensador líder e um dos principais futuristas de mídia do mundo, abordará "Indústria do Entretenimento". O fundador da Physon Eletronics, empresa que produziu a primeira unidade flash USB (pen drive) com a tecnologia system on chip do mundo, K. S. Pua, vai contar sua história.

O evento terá o Reino Unido como país parceiro, como parte da Temporada UKBrasil, desenvolvendo o tema Indústria Criativa no dia 31. O painel terá palestra de Nitin Dahad, que vai falar sobre Como o Reino Unido se tornou líder mundial na criação de novas experiências e aplicações em mídias digitais, e de Mark Hillary sobre a cobertura dos jogos olímpicos pelas mídias sociais. Três cases serão apresentados: Pandorga Technologies, FabriQate e Alle Design, por Patricia Bruscato.

Clique aqui para saber mais sobre o congresso internacional.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações