quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Educação profissional e tecnológica: Brasil receberá competição mundial de estudantes de 50 países

A presidenta da República, Dilma Rousseff, visitou, nesta quarta (14/11/2012), a 7ª Olimpíada do Conhecimento, que vai até o próximo domingo (18/11/2012), no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, capital. Durante a assinatura do memorando de entendimento para realização da Competição Mundial de Formação Profissional, WorldSkills Competition, no Brasil, em 2015, ela destacou a importância da valorização da Educação profissional.



“São momentos como esse que mostram que o nosso país vem avançando no modo correto, que é o rumo da Educação. (…) Esses 640 estudantes que foram selecionados, dos cursos técnicos e profissionalizantes do Senai e do Senac de todo o país evidenciam a importância que nós, sociedade e governo devemos dar à questão da Educação profissional e da capacidade que a Educação profissional tecnológica e técnica tem para o nosso país”, disse.

Dilma ainda ressaltou a importância da cooperação entre o governo federal e os serviços nacionais de aprendizagem Industrial e Comercial (Senai e Senac). Segundo a presidenta, dos 2,2 milhões de jovens e profissionais que passam por cursos técnicos e de capacitação, cerca de 1,6 milhão são atendidos pela parceria. Ela ainda citou o financiamento de R$ 1,5 bilhão do BNDES para o projeto do Senai que visa estimular a competitividade industrial.

“O desafio era de chegarmos em 2014 com 8 milhões de vagas em cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional  no Brasil. Passado pouco mais de um ano de lançamento do nosso programa, eu posso afirmar que o Brasil ganhou e muito. Nós já oferecemos 2,2 milhões de vagas para jovens e para trabalhadores. (…) Hoje nós temos 736 mil jovens cursando o ensino técnico de nível médio, e grande parte deles fazem isso com a parceria com o Sistema S. Temos também outros 1,5 milhão de jovens e trabalhadores que estão fazendo cursos de qualificação, com mais de 90% deles também no Sistema S”, detalhou.

Olimpíada do Conhecimento
Segundo a organização do evento, cerca de 10 mil jovens participaram das competições durante as etapas escolar e estadual da Olimpíada do Conhecimento, evento que é realizado pelo Senai a cada dois anos pares.

Desse total, 640 alunos de cursos nas modalidades de aprendizagem e técnico se classificaram para etapa nacional da competição. Os melhores estudantes dessa competição disputam vagas na seleção que vai representar o Brasil no WorldSkills, torneio mundial de competência profissional.

WordSkills no Brasil
Nesta quarta foi assinado o memorando de entendimento para que São Paulo seja sede do WordSkills 2015. Deverão participar quase mil estudantes de 50 países. Em julho do ano que vem, a 42ª edição será realizada em Leipzig, na Alemanha, e o desafio é que o Brasil chegue em primeiro lugar.

Em 2010, em Londres, a Coreia do Sul terminou em primeiro lugar, com o Brasil em segundo com seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações