quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tecnologia: fábrica japonesa investe em robôs de uso doméstico para ajudar população envelhecida

De acompanhantes a seguranças, empresa produz máquinas simples e mais baratas sem ajuda do governo

A produção de robôs no Japão é sinônimo, pelo menos na imaginação da maioria das pessoas, de um cenário de ficção científica, com laboratórios modernos e um entra e sai de pesquisadores bem pagos para planejar um futuro dominado por androides. Essa imagem desaparece assim que se entra na Tmsuk, uma empresa no subúrbio de Fukuoka, cidade no Sul do país. É uma companhia pequena, que luta para sobreviver sem verba oficial para pesquisas, mas tem conseguido avanços em áreas que ainda engatinham. Nem só de grandes corporações internacionais e dinheiro sobrando vive a alta tecnologia japonesa.

No país que simboliza a vanguarda da robótica, pesquisadores de pequenos grupos regionais, sem ligação com gigantes tecnológicos ou universidades bem equipadas, também tentam desenvolver máquinas que fazem o que os humanos não são capazes. Seu principal desafio é criar robôs de uso cotidiano, que não custem milhões de dólares. Os inventores da Tmsuk têm chamado a atenção de outros países por perseguirem inovações que mantêm um pé na realidade.

— Robôs têm que ser máquinas simples, que qualquer pessoa pode manipular. Não adianta planejar coisas caras demais. E eles não precisam parecer com os de “Guerra nas Estrelas” — avisa Yasutoshi Kume, diretor executivo da pequena fábrica que anda batendo grandes conglomerados no setor de assistência hospitalar.

Clique aqui para ler na íntegra a reportagem de Claudia Sarmento, do O Globo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações