terça-feira, 26 de março de 2013

Da revista Crescer: pais valorizam mais leitura do que matemática


Apesar de pesquisas apontarem a importância do contato com a matemática desde o jardim de infância para o desenvolvimento da criança, os pais não estão dando a devida atenção a essa habilidade. O dado é de uma pesquisa divulgada recentemente pela PBS Kids, parte infantil da PBS, empresa pública de mídia dos Estados Unidos.

Eles conversaram com mais de mil pais que tinham filhos com entre 2 e 12 anos durante o mês de fevereiro. Quando perguntados sobre o que viam como o maior indicador de que seus filhos seriam bem sucedidos na vida, 47% responderam “capacidade de prestar atenção e trabalhar duro”, 26% acham que “leitura e alfabetização” são os mais importante e apenas 14% citaram habilidades matemáticas.

A pesquisa também mostrou que os pais tendem a não apoiar as habilidades matemáticas dos filhos quando eles são mais novos e que a maioria fica angustiada ao ensinar matemática em casa – 30% dos entrevistados responderam que não se sentiam à vontade fazendo isso. Apenas metade dos pais com filhos de entre 2 e 4 anos disseram fazer atividades que envolvem matemática com as crianças.

“Os primeiros anos de vida são muito importantes para a alfabetização e o aprendizado da matemática. Muitas crianças não alcançam todo seu potencial em matemática porque não estão sendo estimuladas corretamente desde pequenas”, afirmou em nota Lesli Rotenberg, gerente-geral de programação infantil da PBS.

Se você quer ajudar seu filho a desenvolver essa habilidade, separamos três dicas para fazer seu filho adorar matemática:

> Insira os conceitos matemáticos desde cedo
O dia a dia está cheio de oportunidades. Ele pode querer MAIS leite, ou MENOS pão no café da manhã. Tudo isso são operações de adição e subtração!

> Use dinheiro
A ideia é ensinar seu filho a lidar com as finanças, já que muito cedo ele percebe que o dinheiro faz o mundo girar. Brinque, por exemplo, com a mesada: "Quanto você precisa economizar por mês para comprar tal brinquedo?"

> Esconda o pânico
Se você sempre odiou números na escola – e continua não gostando – tente não deixar a crianças perceber. Evite frases como "eu nunca fui bem em matemática". Especialmente na hora de ajudar no dever de casa.  


Fonte Crescer


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações