sexta-feira, 19 de abril de 2013

Inclusão: para senador, Educação federalizada combate desigualdades


A proposta de federalização da educação básica no Brasil voltou a ser defendida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) na última sexta (12/4/2013), em recente debate no Interlegis. O parlamentar salientou que "a Educação desigual é a mãe de todas as desigualdades", o que, em sua avaliação, demanda a substituição do atual sistema educacional por uma rede de ensino federal com bons equipamentos e bons salários.

Buarque classificou como vergonhosa e imoral a Educação no Brasil, alertando que a situação prejudica a competitividade do país e resulta em "importação de conhecimento". Ele ressaltou que, diferentemente do que ocorre no futebol, as oportunidades na Educação não são iguais para todos os brasileiros:

- O Brasil tem os melhores craques de futebol do mundo e não tem um Prêmio Nobel - lamentou.

O senador citou melhorias na Educação brasileira nas últimas décadas, como o aumento do número de estudantes, a disseminação da merenda escolar e a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas considera os avanços lentos demais para as mudanças que o país precisa. Ele acredita que em 20 ou 30 anos será possível trocar o sistema escolar atual por um no qual o professor fará parte de uma carreira da União capaz de "pagar bem e exigir muito".

Buarque também chamou a atenção para a precariedade das escolas, opinando que a descentralização, por meio da transferência de recursos da União aos estados e municípios, "tem mantido pobres os pobres e ricos os ricos". O senador afirmou que “não dá para ensinar num prédio feio, desconfortável e sem equipamento”.

Ainda segundo Buarque, com um salário de R$ 9 mil – um valor que considera factível "na sexta maior economia do mundo" – será possível atrair bons professores para as novas escolas. Ele acrescentou que a reforma na Educação vai liberar dinheiro dos municípios, que poderão usar os recursos para outros fins, observando, no entanto, que a gestão das escolas deve ser independente das decisões de Brasília. Cristovam prevê que uma proposta de Educação igualitária sofrerá oposição por aumentar a concorrência intelectual contra a classe média, mas acredita que é possível um convencimento a favor da matéria.

Participaram do debate, através de videoconferência, representantes do setor educacional de vários estados.

Fonte Agência Senado


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações