quinta-feira, 18 de julho de 2013

Inovação e biodiversidade: livro divulga ações de 10 líderes empresariais sustentáveis

“Manaus está à frente das ideias sustentáveis, pois concilia o desenvolvimento econômico com o respeito à floresta e sua biodiversidade, resultado do Modelo Zona Franca que incentiva a indústria a resguardar 98% de sua área verde”. A afirmação é do presidente da Revista Ideia Sustentável e autor do livro Conversas com Lideres Sustentáveis, da editora Senac-SP, de 2011, Ricardo Voltolini.

Voltolini esteve em Manaus no início deste mês (1/7/2013) para sediar o quarto Encontro Regional Plataforma Liderança Sustentável. No encontro, o autor apresentou dez exemplos de empresas que compõe os capítulos do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, destacando as iniciativas de transformação através de ideias sustentáveis. “O objetivo é inspirar líderes da região para realizar mudanças que busquem a sustentabilidade. Mostramos como empresários de referência agem, pensam e em que valores acreditam”.

A Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil – ocupa quase metade do território nacional. Esse bioma cobre totalmente o Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, quase totalmente Rondônia e parcialmente Mato Grosso, Maranhão e Tocantins (Ilustração portal brasil.gov.br)

O presidente da Natura, Alessandro Carlucci, e o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool para a América Latina, Armando Ennes do Valle Jr, também compartilharam experiências de como gerir negócios sobre o tripé de ações econômicas, ambientais e sustentáveis.

De acordo com Carlucci, a maior ênfase dos negócios da Natura é utilizar de forma inovadora e sustentável o potencial da biodiversidade da Amazônia em seus cosméticos e produtos. Tudo a partir de três iniciativas: investimentos na inovação, fortalecimento das cadeias de extração e o fortalecimento institucional. “Lembro que as atividades realizadas pela empresa visam à sustentabilidade da sociedade e do meio ambiente”.

“Estamos na Região Amazônica a mais de 30 anos e procuramos trabalhar com os ingredientes locais, da natureza, em parceria com o povo daqui, agregando em nossos produtos um pouco da sabedoria e da essência dessas comunidades regionais. Essa ação ganhou reforço desde o ano passado quando inauguramos um centro de inovação em Manaus que veio para estimular e integrar a inovação no Estado do Amazonas e do Norte do Brasil”, explicou Carlucci.

Armando do Valle Jr revelou no encontro que a Whirlpool olha a sustentabilidade de forma ampla, observando desde a cadeia de fornecedores. A empresa acompanha os processos de produção e fornecimento de matéria prima e insumo, identificando se há problema que fuja à sua política de ser responsável social e ambientalmente. A medida possibilita a reeducação de empresários e líderes, tornando-os gestores que contribuem com a missão da Whirlpool no mercado, fortalecendo seu valor, fazendo a diferença e sendo sustentável.

“O conceito de sustentabilidade na Whirlpool é vinculado aos planos financeiros e sociais. A cada três meses uma equipe de líderes da empresa se reúne para grandes discussões sobre os negócios, ações sociais e de meio ambiente”, disse Valle Jr.

Como exemplo de sucesso, o empresário apresentou projeto que já beneficiou mais de 30 mil mulheres de baixa renda, capacitando-as para exercer uma atividade profissional que lhe devolva sua autoestima e que traga o retorno financeiro à renda familiar.


Fonte Sistema Fieam


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