quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lula no WorldSkills: ex-presidente fala durante fórum de líderes nesta quinta-feira

“É uma honra termos conseguido trazer para a competição o ex-presidente de uma das maiores economias do mundo, que também foi um aprendiz como todos esses competidores. Lula é um exemplo de onde se pode chegar com trabalho duro, força de vontade e com o apoio certo”. A opinião é do britânico Simon Bartley, presidente do WorldSkills International, organização promotora da maior competição de Educação profissional e tecnológica do mundo.

Nesta terça, ao lado da ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha e outras autoridades da União Europeia e do estado alemão da Saxônia, Bartley participou da coletiva de abertura do WorldSkills 2013. As competições, que levaram à Alemanha mais de mil estudantes de 53 países, e eventos paralelos, começaram nesta terça e vão até domingo (2 a 7/7/2013). O Brasil, que ficou entre os três primeiros nas últimas três edições da World Skills, será sede da próxima edição do evento, em 2015.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita a competição na cidade alemã de Leipzig nesta quinta (4/7/2013). Lula foi convidado para falar e compartilhar suas experiências dentro e fora do governo no “fórum de líderes”, conferência que acontece no Centro de Convenções de Leipzig.

Lula (2º esquerda) se formou como torneio mecânico
pelo Senai de São Paulo (Foto Divulgação)

“Passei no Senai [1961] o melhor período da minha vida. Não foi quando eu era deputado ou presidente”, disse Lula, durante a abertura da última Olimpíada do Conhecimento, realizada pelo Senai, em novembro passado.

Os jovens que representam o Brasil no WorldSkills 2013 (41 representantes do Senai e do Senac) estão entre os melhores do mundo em suas profissões. Na última edição da competição, realizada em outubro de 2011, em Londres, o Brasil foi o segundo colocado em eficiência, atrás apenas da Coreia do Sul e à frente de Japão, Suíça e Cingapura, entre outros países. Os brasileiros foram ouro em desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial, joalheria, mecânica de refrigeração, mecatrônica e webdesign.

Além dos campeões, o Brasil trouxe também três medalhas de prata, duas de bronze e mais de dez certificados de excelência. Neste ano, a equipe brasileira participa de 37 ocupações, que passam pelas mais diferentes áreas, de metalurgia a moda, passando por tecnologia da informação e design gráfico.

Guilherme de Souza foi um dos campeões de 2011. Ele entrou no Senai aos 14 anos e hoje trabalha como instrutor. Neste ano ele está novamente no WorldSkills, não mais como competidor, mas contratado pela organização do evento. “Quando eu conto no Brasil que sou campeão mundial numa área de tecnologia (desenho mecânico em CAD), todo mundo me pergunta: ‘mas você ganhou dos japoneses, dos coreanos?’. Todo mundo se surpreende com os resultados que o Brasil têm nessas competições”, conta.

E aposta que o ex-presidente vai gostar da visita. “Acho que ele vai gostar de ver que o exemplo que ele deu está vivo. E vai gostar de ver como estão hoje os brasileiros que, como ele, foram aprendizes no Senai, fazendo o que ele fazia, mas agora com muito mais tecnologia”.

Os organizadores esperam um público visitante de entre 180 e 200 mil pessoas durante os dias de evento. Para o brasileiro Roberto Monteiro Spada, vice-presidente do WorldSkills e professor do Senai de São Paulo há 39 anos, essas competições são uma oportunidade única de reunir lideranças políticas, empresariais e educacionais. “O Brasil tem um modelo de escola profissionalizante que é estudado nos países mais ricos do mundo. E nós também aprendemos muito a cada competição. Minha missão aqui é a mesma dos alunos: a busca da excelência”.

Fundada em 1950, o WorldSkills International tem 68 países membros e sede em Amsterdã. Para esta edição da competição, 53 países enviaram representantes a Leipzig. Para saber mais, visite www.worldskillsleipzig2013.com/de/




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações