sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Design: o legado de André Stolarski

Stolarski, uma das referências

brasileiras em design (Foto Tecnopop)

Nos tempos pré-faculdade, André Stolarski tinha duas grandes áreas de interesse: arquitetura e física. Ele costumava destacar que o “desvendar o mundo” está presente em ambas, mas acabou, no entanto, oficialmente ligado à primeira, ao cursar Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

E como de lá ele se tornou um dos grandes profissionais do design gráfico brasileiro? “A FAU é um caminho aberto. Muita gente sai de lá fazendo muita coisa diferente; me envolvi muito com design, por conta das questões de linguagem tratadas pelo professor Chico Homem de Mello. Foi o que acendeu meu interesse pela discussão da linguagem e design”, explicava.

Com apenas 43 anos de idade, Stolarski faleceu na madrugada do último sábado (31/9/2013), vitimado por um câncer. Concedeu ao Meio & Mensagem* uma de suas últimas entrevistas e instigado a contar qual sua cor preferida, respondeu ser a “escarlate”, já sobre um desejo: “ver o design brasileiro ganhar mais importância”.

Que as novas gerações de profissionais da área se inspirem em seu legado e batalhem para cumprir esse desejo.

*Clique aqui para ler a reportagem completa de Roseani Rocha publicada no Meio & Mensagem.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações