segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Responsabilidade Social: universidades vão prestar serviços a comunidades em todo o país

Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país estão se preparando para a 9ª edição do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, em 21 de setembro. Organizada anualmente pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), a campanha estimula as IES a promover ações socialmente responsáveis que contribuam, efetivamente, para a melhoria da qualidade de vida da população durante todo o ano.

Durante o Dia, as IES promovem debates com seus professores, alunos e funcionários sobre a importância de projetos socialmente responsáveis. Além disso, a campanha proporciona o envolvimento da comunidade acadêmica com a sociedade, conferindo mais visibilidade às ações.

Veja exemplo de instituição que participou do evento em 2012



Desde a primeira edição do projeto, em 2005, participaram cerca de 1.260 instituições com a realização de 8,5 milhões de atendimentos comunitários. A média é de cinco mil atividades voluntárias por ano, com a participação de mais de 180 mil professores, alunos e técnicos.

É importante considerar que o Dia é uma mostra das ações que já são desenvolvidas durante o ano todo nas faculdades, centros universitários e universidades. As IES têm autonomia para montar a programação, elaborar as atividades e definir o local, de acordo com seu público e com o tipo de evento a ser promovido.

A participação na campanha confere às IES o selo Instituição Socialmente Responsável, que certifica o envolvimento do estabelecimento com a comunidade e comprova que a instituição cumpre seu compromisso social.

Todas as IES, associadas ou não à Abmes, podem aderir gratuitamente à campanha. Em algumas regiões do país, instituições públicas e organizações do Sistema S também participam do evento.

A Abmes oferece uma área exclusiva e aberta no site da campanha para que cada instituição possa divulgar suas ações.

Concurso
Para estimular e envolver ainda mais a comunidade acadêmica na campanha, a Abmes criou o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O prêmio destaca os melhores registros dos projetos e atividades realizados pelas instituições no Dia.

As inscrições estarão abertas logo após a realização da campanha. São quatro as categorias: vídeo institucional, cobertura jornalística, documentário e videoclipe.

Para aderir à campanha basta enviar os dados da sua instituição para dia@abmes.org.br, e a Abmes encaminhará as informações de acesso. Mais informações: imprensa@abmes.org.br ou dia@abmes.org.br

Fonte Abmes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações