quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dica de livro: publicação de ex-secretária de Educação norte-americana aborda a falência da meritocracia

Testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a Educação. É o que aponta a ex-secretária-assistente de Educação nos governos Bush (pai) e Clinton Diane Ravitch  no livro Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano, lançado em 2011 no Brasil pela Editora Sulina.

A professora também liderou movimento para a criação de um currículo nacional – ela era uma defensora da meritocracia e dos testes padronizados (os provões) nas escolas de seu país, mas após trabalhar no governo, reviu radicalmente sua visão.

Segundo o release da escritora, o livro é “um apelo passional pela preservação e renovação da Educação pública; uma mudança radical de perspectiva”.

Diane examina em sua obra a carreira na reforma educacional e repudia posições que ela anteriormente defendeu. Baseando-se em 40 anos de pesquisa e experiência, a ex-secretária critica as ideias mais populares de hoje para reestruturar as escolas, incluindo privatização, testes padronizados, responsabilização punitiva e multiplicação irresponsável de escolas autônomas.

Ela demonstra conclusivamente por que o modelo empresarial não é uma forma apropriada de melhorar as escolas. Usando exemplos de grandes cidades como Nova York, Philadelphia, Chicago, Denver e San Diego, Ravitch evidencia que a educação de hoje está em perigo.

Diane inclui propostas claras para melhorar as escolas americanas:
  • deixe as decisões sobre as escolas para os educadores, não para os políticos ou empresários;
  • construa um currículo verdadeiramente nacional que estabeleça o que as crianças em cada série deveriam estar aprendendo;
  • espere que as escolas autônomas eduquem as crianças que precisam de mais ajuda, não que concorram com as escolas públicas;
  • pague um salário justo aos professores pelo seu trabalho, não um “salário por mérito” baseado em pontuações de testes profundamente falhos e não confiáveis;
  • encoraje o envolvimento familiar na Educação logo a partir dos primeiros anos.

 
Diane Ravitch é professora e pesquisadora de Educação na Universidade de Nova York e membro associado do Instituto Brookings. De 1991 a 1993, foi secretária-assistente de Educação e conselheira do secretário de Educação Lamar Alexander na administração do presidente George H. W. Bush.

O presidente Clinton indicou Daiane para a Junta Nacional de Assessoramento Governamental, que supervisiona as testagens federais. Ela é autora e editora de mais de 20 livros, incluindo The Language Police e Left Back, e seus artigos apareceram em revistas e jornais. Nativa de Houston, Daiane é graduada pelas escolas públicas de Houston, Wellesley College e Universidade de Colúmbia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações