sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Vídeo da semana: Viciado em plástico

Por Doc Verdade


Addicted to Plastic (Canadá, 2008, 53min, na versão curta, direção de Ian Connacher) é um documentário sobre soluções para a poluição causada pelo plástico, detalhando o caminho deste durante os últimos 100 anos.




O filme recebeu o Prêmio do Júri para Documentário Internacional e foi considerado o Favorito da Audiência para Documentário Internacional no Amazonas Film Festival, no Brasil. Também, recebeu o Golden Sun Award de Melhor Documentário Internacional no Barcelona International Environmental Film Festival.

Para responder à questão do descarte, o diretor visitou lugares como o trecho de lixo oceânico que situa-se no Giro do Pacífico Norte, no qual há atualmente mais plástico do quê plâncton por milha quadrada.

Ele também visitou um depósito de lixo tóxico na Índia, localizado em uma vila, cujos moradores tem a expectativa média de vida é de 30 anos.

De acordo com o cineasta, há uma versão curta do filme que usa a perspectiva em terceira pessoa, sem que ele atue como guia. Neste também fica excluído o capítulo sobre ingredientes tóxicos do plástico.

Problemas de detritos marinhos, reciclagem e bioplásticos permanecem idênticos à versão mais longa. (Wikipedia)

Clique aqui para assistir a versão longa do documentário, com 85min.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações