quinta-feira, 15 de maio de 2014

Inovação: EMC abre no Rio seu 1º centro de pesquisas em óleo e gás

Laboratório instalado na Ilha do Fundão coloca o país no palco mundial de inovação em big data

A EMC inaugurou na quarta (14/5/2014) seu primeiro centro de pesquisas em big data focado no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a indústria de óleo e gás. O prédio com 3 mil metros quadrados divididos em quatro andares está instalado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão, e consumiu investimentos de US$ 100 milhões. Com equipamentos de ponta, o laboratório possui o maior data center para pesquisas em big data da América Latina.

- O conhecimento gerado aqui tem escalabilidade global e coloca o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro, no palco mundial de inovação – afirmou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Vieira.

Mesmo antes da inauguração do laboratório, a EMC já realizava pesquisas no Brasil, tanto que a equipe liderada pela cientista-chefe do centro, Karin Breitman, já registrou três patentes. A última, depositada no fim de abril, é considerada disruptiva para a indústria de petróleo. O projeto Maracanã é uma solução de hardware e software que realiza a compressão de dados sísmicos de forma mais rápida e eficiente que as técnicas atuais.

- Toda a tecnologia utilizada é 100% nacional. O Maracanã vai facilitar a prospecção de petróleo e outros minerais – explicou Karin.

Clique aqui para ler na íntegra a reportagem publicada no O Globo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações