sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Brasil que inova 1

Grupo Madalena no programa de Rolando Boldrin, Sr. Brasil, na TV Cultura. 

Cursos para aprendizes: Senai abre inscrições em Mato Grosso do Sul

Após ouvir manifestações de interesse das indústrias de nove municípios, o Senai de Mato Grosso do Sul está com as inscrições abertas para que a comunidade se inscreva para as 264 vagas em cinco cursos gratuitos na modalidade de aprendizagem industrial. O prazo vai até 11 de maio. A seleção será realizada em 20 de maio, nas unidades operacionais do Senai instaladas em Campo Grande, Deodápolis, Dourados, Nova Alvorada do Sul e Três Lagoas.

São mais de 260 vagas em cinco cursos gratuitos de aprendizagem (Foto Divulgação)

“Essa seleção de aprendizagem se destina, exclusivamente, para atender às necessidades de empresas contribuintes do Senai quanto à admissão de aprendizes, de acordo com os dispositivos legais. As indústrias têm a opção de delegar ao Senai a inscrição de candidatos para a seleção de aprendizes, conforme a quantidade de vagas por elas indicadas e cursos pretendidos, sendo que elas se comprometerão a admiti-los”, explica o diretor regional do Senai-MS, Jesner Escandolhero.

A lista com os aprovados será divulgada em 25 de maio, inclusive por meio do www.fiems.org.br. Os aprovados terão de 28 de maio a 29 de junho para fazer as matrículas. Havendo vagas remanescentes, serão comunicados os candidatos aprovados suplentes, respeitando-se a ordem classificatória. As aulas começarão em 2 de julho.

São 195 vagas para o curso de assistente de produção industrial; 31 vagas para confeccionador industrial de calçados; 16 vagas para operador de processos na indústria sucroenergética; 18 vagas para mecânico de manutenção em motores diesel; e 4 vagas para mecânico de manutenção de máquinas agrícolas.
Clique aqui para saber mais.


Tecnologia na construção: empresas do Nordeste ganham laboratório do Senai especializado em tintas imobiliárias

Com equipamentos sem similares no Ceará, o laboratório de ensaios em tintas imobiliárias recém-inaugurado pelo Senai-C deverá se tornar um importante parceiro no desenvolvimento das indústrias do setor do Nordeste. Instalada em Jacarecanga, na Grande Fortaleza, a unidade tem as parcerias do Senai Nacional e do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo do estado (Sindiquímica).

O gerente do Senai de Jacarecanga, Sebastião Feitosa, explica que a obra absorveu R$ 850 mil, investimento compartilhado pelos parceiros. “O laboratório, voltado para a construção civil, é mais um aliado das empresas no cumprimento das exigências do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e também atende às normas Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati)”, acrescenta Feitosa.

O projeto, que teve início em 2009, conta com equipamentos únicos no Ceará. Segundo Ailton Grande, diretor setorial de tintas do Sindiquímica, o Nordeste é importante polo produtor e consumidor de tintas, com 87 indústrias, sendo 32 no Ceará, com a maioria instalada na Grande Fortaleza.

Para o diretor regional do Senai-CE, Francisco das Chagas Magalhães, o empreendimento, que contará com a certificação do Inmetro, atender às exigência do setor produtivo da construção civil. “Nossa missão é ir ao encontro das demandas da classe empresarial. No caso deste laboratório, contamos com as orientações do Sindiquíca, norteando as ações dentro das normas e exigências que nos mantém como promotores de produtos e serviços com alto valor agregado e eficiência.”



Do O Globo: Harvard e MIT serão parceiros em plataforma de ensino a distância*

Duas gigantes do ensino superior americano vão unir esforços na criação de uma plataforma para oferecer cursos online gratuitos. A Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), duas das melhores universidades do mundo e vizinhas na cidade de Cambridge, estão se associando em uma iniciativa chamada EdX.

A parceria nasce cinco meses depois do MIT apresentar o MITx, seu sistema de ensino não-presencial que permite que os estudantes obtenham certificados finalizando trabalhos do curso a distância.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cursos gratuitos em Mato Grosso: Senai e governo estadual vão abrir mais de 40 mil vagas, inclusive pelo Pronatec

Atenção jovens mato-grossenses que buscam se preparar para o mercado de trabalho. O Senai-MT e o governo do estado fecharam parceria e estão oferecendo 40.412 vagas gratuitas em cursos de qualificação e técnicos – presenciais e a distância – para estudantes do ensino médio e fundamental e da Educação de jovens e adultos (EJA). Deverão ser capacitados pessoas de 91 municípios do estado, por meio da atuação conjunta entre escolas públicas e unidades operacionais do Senai-MT.

O acordo prevê 20.412 vagas em cursos presenciais de qualificação e de habilitação técnica por meio do Pronatec. Estas vagas são destinadas ao público do Bolsa Formação Estudante, que atende alunos do 2° e do 3° ano do ensino médio e da EJA.

Curso de auxiliar administrativo é um dos que o Senai
e os governos estadual e federal já oferecem
em Mato Grosso (Foto Marcos Negrini/Secom-MT)

Na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, são 20 mil vagas, nos cursos de Empreendedorismo, Meio Ambiente, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Propriedade Intelectual. Podem participar estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio, além dos jovens da EJA do ensino fundamental.

Mas apesar das ofertas e das demandas do mercado por profissionais qualificados, o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, explica que existe dificuldade das organizações de ensino em efetivamente promover a Educação, uma vez que o interesse dos trabalhadores em estudar ainda está aquém da necessidade. "O número de vagas que o Sistema Indústria oferece é grande e crescente, mas faltam pessoas que realmente buscam qualificação de forma compromissada. É por isso que parcerias como as da Seduc (secretaria de educação do estado) são importantes para mobilizar e conscientizar os trabalhadores da necessidade de preparação para o mercado".

Figueiredo destaca ainda a parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), que está oferecendo 22 mil vagas gratuitas pelo Pronatec na modalidade Formação Trabalhador (Seguro-Desemprego).

O secretário da Seduc, Ságuas Moraes de Sousa, lembra que, desde o ano passado, já foram pactuadas 24.556 vagas gratuitas em cursos de qualificação e habilitação técnica para estudantes de escolas públicas.

Para participar, os estudantes devem procurar a secretaria da escola onde estuda e efetuar a pré-matrícula. Além desta opção, este público também poderá candidatar-se às vagas durante a Ação Global 2012, que ocorrerá no sábado (5/5/2012), no SesiPapa, em Cuiabá. Para saber mais ligue 65 3611-1533.



Mova Brasil: nova etapa para a redução do analfabetismo

O Projeto Mova Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, deve reunir este ano, só no Rio Grande do Norte, cerca de 4.5 mil educandos, divididos em 180 turmas nos núcleos de Natal, São Gonçalo, Macau, Alto do Rodrigues, Assú, Mossoró, Campo Grande e Apodi.

O projeto está iniciando sua quarta etapa. As aulas inaugurais das turmas deste ciclo serão realizadas até o próximo 5 de maio. A formação terá duração de aproximadamente nove meses.

Mais de 440 mil residentes do Rio Grande do Norte com idade acima de 15 anos não sabem ler ou escrever. O número equivale a 18,5% da população do estado, de acordo com dados do censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparados os índices, o número ainda é quase o dobro da média geral do país que gira em torno dos 9,6%. Entretanto, o estado já registra avanços nos últimos 10 anos, período no qual a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de dez anos de idade foi reduzida em 26,5%.

O investimento da Petrobras previsto para o período de 2007 a 2012, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, é da ordem de R$ 1,2 bilhão com foco em projetos que promovam desenvolvimento com igualdade de oportunidades e a valorização das potencialidades locais. O programa tem a meta de atender 4 milhões de pessoas diretamente e outros 14 milhões indiretamente em todo o país. Clique aqui para saber mais sobre o programa.
Fonte Petrobras Fatos e Dados Foto Divulgação



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Do blog do Romário: Brasil tem 45 milhões de pessoas com deficiência, revela pesquisa

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Os números representam 23,9% em relação ao número de habitantes do país, que gira em torno de 190 milhões.

De acordo com o Censo, divulgado na sexta (27/4/2012), a deficiência mais frequente entre a população é a visual. Cerca de 35 milhões de brasileiros declararam ter alguma dificuldade para enxergar.

Rio Grande do Norte e a Paraíba apresentam os maiores níveis de população com deficiência. As menores incidências acontecem em Roraima e Santa Catarina. A informação é da Agência Brasil.



Da Agência Brasil: alunos de escolas públicas dominam premiação sobre história afro-brasileira


Todos os nove vencedores do Concurso de Redação Camélia da Liberdade são de escolas públicas ou de pré-vestibulares sociais. Com o tema Luiza Mahin: uma Rainha Africana no Brasil, foram inscritos trabalhos de 372 instituições de ensino do Rio e de São Paulo. Os melhores textos serão premiados nesta quarta (2/5/2012) em eventos paralelos.

Serão distribuídos aos alunos vencedores e seus professores tablets (computadores em forma de prancheta) e máquinas fotográficas digitais. Além disso, as escolas que tiraram primeiro lugar, incluindo os cursos pré-vestibulares, receberão laboratórios de informática. 

Indústria têxtil: setor terá apoio de rede de competitividade do Senai



Abertura do MTP (Foto Agência Fotosite) 





Uma rede nacional de apoio à competitividade da indústria têxtil, de vestuário e confecção está sendo montada pelo Senai.

Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais fazem parte do projeto-piloto.

A iniciativa foi apresentada pelo gerente executivo de educação profissional e tecnológica do Senai Nacional, Rolando Vargas Vallejos, no recente Minas Trend Preview (MTP). “A ideia é que os estados possam complementar competências para trabalhar de forma mais eficaz e satisfazer as necessidades das empresas.”

Os trabalhos começaram há cerca de dois meses. “A meta é implantar a rede a partir dos cinco estados, onde já existem projetos em andamento. Depois disseminar para o restante do país”, assegura Vallejos.



TV Indústria: Como se faz a garrafa pet

Neste programa da série Como Se Faz o Sistema Fiemt mostra o processo de produção de preformas, material que se transforma em garrafas de refrigerante, embalagens de catchup, óleo, álcool e outros. Acompanhe.






Frase de Hoje

“O governo tem apontado caminhos, como o Plano Brasil Maior,
a desoneração da folha salarial, exemplos de que é possível 
modernizar as relações trabalhistas sem precarizar direitos.”
Brizola Neto, ministro do Trabalho e Emprego



Escolas móveis: Senai já atendeu mais de 300 mil pessoas em São Paulo

Prestes a comemorar 40 anos de existência das escolas móveis no estado em 2013, o Senai de São Paulo colhe os frutos dos atendimentos feitos por estas unidades em várias cidades da capital e do interior. De acordo com Osney Seri, supervisor de Unidade Móvel da organização, até 2011 foram atendidas 318 mil pessoas em 23 setores industriais.

São 70 unidades móveis, entre carretas e kits didáticos (Foto Divulgação)
De acordo com sua estrutura física, as escolas móveis podem ser classificadas como carreta e kit didático. A primeira contém sala de aula e oficina, montadas na estrutura de semirreboque. O kit possui equipamentos, mobiliários e ferramental para serem montados em local preestabelecido junto ao solicitante, fora da carreta. “Dispomos de 47 carretas e 23 kits didáticos em operação”, informa Seri.

Estão previstas novas unidades. “Estamos recebendo duas carretas por quinzena. Em Lençóis Paulista, onde são montadas as unidades móveis, temos 15 Unidades em fase de estruturação”, anuncia Seri, destacando que as principais inovações são quatro carretas da área de aviação.

Para atender à demanda industrial em todas as regiões do estado, agentes de treinamento do Senai-SP verificam a necessidade de usar as escolas móveis em determinada região. Esta estratégia de atendimento pode ou não ser utilizada pela escola fixa como complemento, para suprir a falta de algum curso na unidade. Clique aqui para saber mais.
Reportagem de Edgar Marcel/Sistema Fiesp



Do Estadão PME: micro, pequenos e até grandes empresários mostram que não é preciso muito para inovar

Inovar é algo difícil de explicar. O que é inovação? O que define que um produto ou serviço é realmente inovador? E mais: inovação é garantia de sucesso?

Para tentar ajudar os empreendedores na difícil tarefa de responder a – pelo menos – essas três perguntas, o Estadão PME selecionou seis histórias de micro, pequenas e até grandes empresas que mostram, na prática, o que é inovação e como elas podem ajudar o seu negócio a prosperar. Clique aqui e leia reportagem completa.


Da Agência Brasil: um em cada quatro professores da educação básica não tem diploma de ensino superior

Aproximadamente 25% dos professores que trabalham nas escolas de Educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado em abril passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Apesar de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela universidade – eram mais de 530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o magistério não é uma carreira atraente.

“Isso mostra que as pessoas estão indo lecionar como última opção de carreira profissional. Poucos profissionais bem preparados se dedicam ao magistério por vocação, uma vez que a carreira não aponta para uma boa perspectiva de futuro. Os salários são baixo, e as condições de trabalho ruins”, explica.

A maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na Educação infantil. Nas salas de aula da creche e pré-escola, eles são 43,1% do total. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, percentual que cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º ano). No ensino médio, os profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.

Para a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é um “grande equívoco pedagógico” colocar os professores menos preparados para atender as crianças mais novas. “No mundo inteiro é exatamente o contrário, quem trabalha na primeira infância tem maior titulação. Quando o professor entra na rede vai para a Educação infantil quase como que um 'castigo' porque ela não é considerada importante. Mas, na verdade, se a criança começa bem sua trajetória escolar, as coisas serão bem mais tranquilas lá na frente”, pondera.

Segundo Cleuza, o nível de formação dos professores varia muito nas redes de ensino do país. Enquanto em algumas cidades quase todos os profissionais passaram pela universidade, em outras regiões o percentual de professores que só têm nível médio é superior à média nacional. “Temos, às vezes, uma concentração maior de professores sem titulação em alguns locais do Brasil, como a Região Norte, por exemplo, onde as distâncias e as dificuldades de acesso impedem que o professor melhore sua formação”, aponta.

O resumo técnico do Censo Escolar também destaca que em 2010 havia mais de 380 mil profissionais do magistério matriculados em cursos superiores – metade deles estudava pedagogia. Isso seria um indicativo de que há um esforço da categoria para aprimorar sua formação. Mas o presidente da CNTE ainda considera “muito alto” o número de professores sem diploma universitário, especialmente porque nos últimos anos foram ampliados os estímulos para formação de professores nas instituições públicas e privadas de ensino superior.

Uma das alternativas para quem já atua em sala de aula e quer aprimorar a formação é a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para licenciaturas. O programa paga as mensalidades de um curso em faculdade particular e depois da formatura o estudante pode abater sua dívida se trabalhar em escolas da rede pública – cada mês em serviço abate 1% do valor.

“Os programas são oferecidos, mas as condições não são dadas aos professores para que eles participem. O professor não tem, por exemplo, a dispensa do trabalho nos dias em que ele precisa assistir às aulas. As prefeituras e governos estaduais que deveriam ser os primeiros interessados acabam não estimulando o aprimoramento”, diz Roberto Leão.
Reportagem de Amanda Cieglinski, com edição de Talita Cavalcante/Agência Brasil



terça-feira, 1 de maio de 2012

Pronunciamento da presidenta da República, Dilma Rousseff, pelo Dia do Trabalho

Presidenta Dilma, sou seu fã desde a primeira hora (já tive o prazer de entrevistá-la quando ministra das Minas e Energia) e gostei muito do seu pronunciamento neste 1º de Maio.

Mas ainda aguardo mais dois pronunciamentos fundamentais: 

  • o anúncio da desoneração do bolso do assalariado, colocando os impostos - principalmente o da RENDA - do tamanho e de acordo com o país que a senhora almeja e que todos nós sonhamos. 
  • o anúncio da federalização da Educação. Não dá mais para colocar o futuro de nossos filhos nas mãos de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e governadores.

Acredito no seu governo, presidenta Dilma: enquadre os juros, desonere a folha de pagamento das empresas, não acoberte pilantras, mas também amanse a voracidade do Leão, livre os nossos bolsos dessa dentada sem limites. O trabalhador precisa viver com impostos justos. 




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